Dúvidas

Na hora de contratar um serviço o ideial é entender direitinho antes como ele funciona. Para isso, separamos as dúvidas mais frequentes para você ficar por dentro de como é realizado o processo de captação de água. Antes de perfurar um poço é preciso entender quais os locais mais adequados e os tipos indicados para a sua necessidade.

  • Cuidado com o que você compra!

    Infelizmente em todo ramo de negócio é assim, uns procuram oferecer produtos de qualidade e feitos com total responsabilidade. Já outros embalados pelo lucro fácil, preferem oferecer gato por lebre. Oferecem o mais barato e mais simples como se fosse o melhor negócio. Um poço artesiano é uma obra complexa, que exige elevado conhecimento técnico e equipamentos modernos para que funcione bem.

    Caso tenha falha no projeto, instalação ou qualquer equipamento, ela provavelmente se tornará um grande problema para você. Não arrisque. Faça a escolha certa. Conheça a empresa que você vai contratar.

  • O que é uma limpeza de poço?

    A limpeza do poço é realizada com compressor de injeção direta de ar através do sistema “Air Lift”, é método que permite a retirada de todos as impurezas e matérias que se acumulam no fundo do poço e possivelmente na bomba. Além disso, é aplicado um produto chamando de “Easy Clean” para que o poço fique protegido contra agentes patogênicos.

  • O poço necessita de manutenção frequente?

    Para que se evite problemas futuros com os equipamentos de bombeamento prolongado sua vida útil, recomenda-se que seja feita, anualmente, uma limpeza do poço. A limpeza do poço consiste na retirada do conjunto bomba e tubos condutores.

  • A bomba já está inclusa? Quanto custa o equipamento?

    Não. A bomba será dimensionada após o teste de vazão e, como é impossível determinar o conjunto moto-bomba, seria conveniente estimar algo em torno de 35% a 55% do valor final da obra.

  • Existe algum estudo que garanta a vazão?

    Não, não existe nenhum estudo que garanta a vazão de um poço.

  • E é garantido a vazão que necessito?

    Não, pois a perfuração de um poço nada mais é do que uma prospecção. Como é de Petróleo, minérios, etc. É impossível prever exatamente a quantidade de água que existirá no local. Então, ao contrário de muitas empresas, a Aquageo não garante vazão, garante sim um estudo sério sobre a geologia da região e uma prospecção baseada em dados e informações do solo.

  • Pode-se perfurar um poço em qualquer lugar?

    O poço pode ser perfurado em locais que possibilitem o acesso dos equipamentos de perfuração e de toda estrutura técnico operacional da empresa. Então para saber se pode ser perfurado um poço na sua casa ou empresa, basta solicitar uma visita para avaliar às condições do local.

  • Quais são os tipos de poços?

    Existem basicamente três tipo de Poços Profundos:

    Poços em Rocha Sedimentar (Aquífero Poroso – Totalmente revestido):

    A rocha  sedimentar tem a características de serem de baixa coesão, com espaços intergranulares entre os grânulos que a compõem. Isso faz com que a água seja transmitida através da intercomunicação entre os espaços vazios ao longo de um gradiente hidráulico (é a chamada permeabilidade) e armazenado quando não há transmissão (propriedade conhecida como porosidade). Os poços perfurados (construídos) devem ser totalmente revestidos com revestimentos lisos (tubos) e revestimentos ranhurados (filtros), caso contrário eles desmoronam não sustentando as paredes do poço.

    Poços em Rocha Cristalina (Aquíferos Fissurados – Parcialmente Revestidos):

    Genericamente as rochas cristalinas são àquelas que permitem a construção do poço com a utilização de revestimento (tubos) somente na parte do capeamento de solo ou de rocha inconsolidada. Nas rochas cristalinas, por terem porosidade e permeabilidade quase nula, a água é transmitida através de descontinuidades, representadas pelas fraturas e fissuras geológicas que se constituem no meio de transmissão e armazenamento da água. São rochas de natureza ígnea, metamórfica e as sedimentares muito duras como os arenitos muito litificados e calcários. Todas estas rochas permitem que as paredes do poço se sustentem drenando a água diretamente para o interior do poço depois de perfurado.

    Poços Mistos (Aquífero Fissurado no mesmo poço – Parcialmente Revestido):

    Basicamente são os tipos de poço cuja parte superior são rochas sedimentares e a parte inferior rochas cristalinas. Por causa desta características geológica, os poços mistos são construídos com de poço em sedimento (com tubos e filtros) na parte superior; e como de poço em cristalino (sem revestimento) na parte inferior.